09.06.2013

BOSSA NOVA

Você já se perguntou o que quer dizer Bossa?

A palavra bossa surge pela primeira vez na década de trinta, em um samba do cantor Noel Rosa. Tornou-se uma expressão que caracterizava os sambas de breque, que eram baseados no talento de improvisar as músicas. Passou também a ser usada como uma gíria carioca, muito frequente no fim da década de cinquenta e significava “jeito”, “maneira”, “modo”. Quando alguém fazia algo de modo diferente, original e de maneira fácil e simples, dizia-se que esse alguém tinha “bossa”. Durante este período o Brasil vivia o crescimento econômico após a Segunda Guerra Mundial. Nesta onda de otimismo que passava, conhecida como os “Anos Dourados”, um grupo de jovens músicos e compositores de classe média alta no Rio de Janeiro foi em busca de algo novo e que fugisse do estilo musical da época. Este novo movimento visava a internacionalização da música brasileira.
Mas afinal o que é a Bossa Nova?

O termo “Bossa Nova” passou a ser usado para caracterizar um novo modo de cantar e tocar samba com forte influência do jazz americano. Para a maioria dos críticos o estilo teve seu início oficialmente em 1958, com um compacto simples do violonista baiano João Gilberto. Um ano depois, o músico lançou seu primeiro LP, “Chega de Saudade”, que marcou definitivamente a presença do estilo musical no cenário brasileiro. Em meados da década de 1960, o movimento começou a tomar forma de cunho ideológico. Através da tentativa de reaproximar a Bossa Nova ao samba, ao baião e ao xote nordestino, o grupo formado por Marcos Valle, Dori Caymmi, Edu Lobo e Francis Hime tinha uma visão popular e nacionalista. Em 1962 o estilo foi consagrado internacionalmente em um histórico concerto no Carnegie Hall de Nova Iorque, no qual participaram Tom Jobim, João Gilberto, Oscar Castro Neves, Agostinho dos Santos, Luiz Bonfá, Carlos Lyra, entre outros artistas.

Depois disto, com as mudanças políticas causadas pelo Golpe Militar de 1964, as canções começaram a abordar temas sociais. Desta forma, a música se transformou em um claro instrumento de contestação política da classe média carioca, um símbolo de resistência à repressão instaurada pela ditadura. E assim teve início um novo estilo, a MPB ou, por extenso, a moderna música popular brasileira.







illustrations by kaju.ink
piece of cloud by AEROGAMI