31.05.2013

OFICINA DE AGOSTO

Você já ouviu falar ou viu alguma obra da Oficina de Agosto? Perguntando assim, talvez nem todos associem a alguma imagem ou loja, mas eles estão bem mais presentes do que imaginam. Com lojas próprias em São Paulo e em Minas Gerais e revendas no Rio de Janeiro, Natal, Santa Catarina, Bahia, Belém do Pará e, pasmem, Alemanha, Bélgica, França, Colombia e Estados Unidos. Estão conquistando o mundo.
Tudo começou com Antonio Carlos Bech, conhecido como Toti, e sua irmã e amiga, Sonia Bech Vitaliano, ao decidirem trabalhar juntos na idéia de recuperar o artesanato brasileiro e tornar um meio de subsistência de pessoas.
Toti, desde criança fez parte do mundo das artes. Mudou-se para Itália para uma temporada de estudo em pintura, uma de suas grandes paixões. Tornou-se então proprietário de um antiquário nos Embu das Artes, por onde ficou durante mais de 20 anos. Em 1989, em Agosto, deixou a loja aos cuidados de sua irmã Sonia, para eventurar-se em mais um projeto. Morou na Ilha Bela e depois em Paraty, até que um dia passou pelo vilarejo mineiro, entre Tiradentes e Prados, conhecido como Bichinho. Por lá ficou e, como sempre muito preocupado com questões ecológicas e sustentáveis, passou a usar materiais recicláveis em suas criações. Juntou um grupo de artesões locais que o ajudavam na construção de suas invenções e objetos. Cada artesão aprendeu uma técnica e passou a dar o seu próprio toque artístico nas obras. A vida destas populações começaram a mudar. A arte e o artesanato tornavam-se opções para sobrevivência. A irmã, Sonia, juntou-se a Toti neste canto do país, e, juntos com uma equipe de artesões locais, criaram a Oficina de Agosto, local para arte coletiva e diferenciada que serve como retrato da região e do país. A Oficina valoriza as diversas expressões artísticas e culturais brasileiras e mantém um compromisso social e ambiental. Ao instalar-se em um novo local, em sua maioria carentes de oportunidade de trabalho, promovem o desenvolvimento e a inclusão social das pessoas que ali vivem. Possuem a missão do crescimento individual e coletivo. A matéria prima utilizada para as criações provém sempre de materiais reciclados ou recicláveis. Este movimento ajuda no impedimendo da degradação ambiental progressiva da região.
Conheça um pouco mais deste mundo criativo e genuinamente brasileiro no site da Oficina: www.oficinadeagosto.com.br







illustrations by kaju.ink
piece of cloud by AEROGAMI